Artesanatos, polpas e sucos de frutas, geleias e doces orgânicos de frutas nativas da Caatinga, além de produtos derivados do peixes, mel, mandioca, cacau e do licuri serão expostos na 3ª edição da Vila da Economia Solidária, que vai acontecer durante o SemiáridoShow 2015. Nesta edição, 76 empreendimentos da agricultura familiar com base na economia solidária, vindo de vários estados do Nordeste vão proporcionar aos visitantes da Feira uma variedade de produtos e alimentos, disponíveis também para a comercialização.

Além de participarem como expositores/as da Vila, as/os representantes dos grupos de economia solidária também terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, participando de minicursos, seminários e encontros durante os quatro dias do evento.

De acordo com Paulo César de Jesus Santos, colaborador do Irpaa, a Vila da Economia Solidária é de grande importância para o evento, pois destaca as potencialidades da agricultura familiar na região e a produção do/a pequeno/a agricultor/a. Ele explica ainda que a vinda destes segmentos para a Feira é uma oportunidade também para discutir com esses grupos solidários o fortalecimento dos sistemas produtivos e o acesso a políticas públicas.“Não é só um espaço de venda e troca, mas um espaço de mobilização e articulação desses segmentos’’, afirma Paulo César.

A Vila da Economia Solidária é um espaço aberto ao público, idealizado dentro do SemiáridoShow para também divulgar e comercializar alimentos orgânicos e produções artesanais de cooperativas, associações, grupos informais, indígenas, quilombolas e comunidade de Fundo de Pasto, entre outras organizações do Semiárido brasileiro.

A 6ª edição da Feira Semiáridoshow 2015 é uma realização da Embrapa em parceria com o Irpaa. A Feira vai acontecer de 20 e 23 de outubro, na Embrapa Produtos e Mercados, BR 428, KM 148, Petrolina – PE.
 
Blog Vinicius de Sanatana