É certo que a história do município de Lagoa Grande será marcada pela labuta heroica dos agricultores e agricultoras nas áreas dependentes de chuva, pela pujança econômica da fruticultura irrigada e pela original e inovadora indústria vinícola. Mas é certo, também, que essa bela história da nossa gente será maculada pelo ridículo de alguns agentes públicos.

Afinal, que outra expressão seria mais adequada para o anúncio, pela terceira vez, da inauguração do escritório de atendimento do DETRAN, no município?

O órgão já foi “inaugurado” em 11 abril de 2012. Já foi em 17 de junho 2016. Agora, segundo informações da assessoria do prefeito eleito, em alguma data de 2017 será anunciada outra solenidade para o mesmo fim.

A reportagem do Blog tentou buscar esclarecimentos junto ao gestor do município à época. Sem êxito, manteve contato, então, com o titular da pasta responsável pela implantação do referido escritório no município: secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte. Vanelson Gomes foi enfático: “tanto o ex-gestor como o atual não poderiam ter cometido essa gafe”, assim como espera que o futuro gestor não faça o mesmo.

Os gestores, segundo Vanelson, teriam apenas que por o órgão em funcionamento, não cabe, sequer, voltarem a fazer gestões junto ao governo do Estado. Para ele, o que se faz necessário é a prefeitura disponibilizar um prédio.

Basta, apenas, por a “unidade para funcionar em um prédio cedido pela Prefeitura e a cessão de dois servidores municipais para fazerem o atendimento, de 8:00 às 13:00 horas, de segunda a sexta-feira”. O posto, esclarece, deverá oferecer aos usuários serviços de consultas sobre veículos, habilitação e multas, além da prestação de informações e emissão de taxas e Documentos de Arrecadação Estadual (DAE’s) avulsos para quitação de licenciamento de veículos”. Veja matéria publica a época.

O atual prefeito, inaugurou no dia de 2016, às 16:00 horas o “Ponto de atendimento do Detran”. Qual seria objetivo do Posto de Atendimento: “Com a aprovação do projeto e posterior implantação do órgão em Lagoa Grande, a população terá acesso aos serviços de consultas sobre veículos, habilitação e multas, além de emissão de taxas e Documentos de Arrecadação Estadual (DAE), não precisando mais se deslocar para Petrolina ou outras cidades da região”. Veja matéria publica a época.

Um ano depois da segunda inauguração o prefeito eleito, anuncia a “TERCEIRA INAUGURAÇÃO DO DETRAN”, que para população é um descompromissos e descasos com o bem público, nos deparamos com notícias como essa nas redes sociais, divulgada pela assessoria do prefeito eleito, uma matéria intitulada: “VILMAR CAPPELLARO E ÍTALO DE VILMA BUSCAM A IMPLANTAÇÃO DO POSTO DO DETRAN EM LAGOA GRANDE. ESTE SERVIÇO SERÁ UMA GRANDE CONQUISTA PARA A POPULAÇÃO”. Conquista era se estivesse funcionando.