O Vale do São Francisco já é conhecido como uma das regiões que melhor produzem vinhos no país mas nos últimos três anos um novo vinho produzido artesanalmente em Curaçá, Região Norte da Bahia, os produtores garantem que o vinho é de boa qualidade e vai agradar aos Paladares mais é um vinho do Vale do São Francisco mas a bebida produzida na região fruto de um sonho antigo deste sommeliers tem propriedades “é um vinho artesanal capaz de oferecer para alguém muito rico muito expressivo de aroma particularmente aromas de frutas vermelhas toque refinado de especiarias vindo da serra' que é preponderante nesse vinho, nessa variedade”. Afirmou o Sommeliers Figueiredo.
Os vinhos foram produzidos em pequena escala, numa vinícola em Curaçá, pouco mais de 90 km de Juazeiro, BA. São apenas 300 garrafas para comercialização nessa primeira safra, e antes delas chegarem aqui para degustação foi um longo processo de fabricação.

Matéria relacionada
Curaçá se prepara para a primeira colheita de uvas
A vinícola foi fundada há quase três anos. o sistema de cultivo é o da viticultura de precisão onde todo o trabalho é feito manualmente nós acompanhamos o início do projeto e a os primeiros cachos de uva que aconteceu à noite e isso porque a temperatura mais baixa influencia diretamente nos sabores acidez cores da bebida fina, foram 700 kg de uva nesta primeira safra do campo elas foram processadas e Preparadas para vinificação no Instituto Federal de Pernambuco, com a supervisão de profissionais da Embrapa Uva e Vinho, para cada garrafa foram usados 2.200g de uva, anos e anos de dedicação de um apaixonado por vinho que como um pai não esconde o orgulho do filho. O cenário escolhido para o lançamento do vinho é inspirador Rio São Francisco à vista ou a música em um passeio de barco. 

Para que entende de vinho a degustação é como um ritual passo a passo para avaliar a qualidade da bebida, “a gente análise visual com relação a limpidez o brilho do vinho principalmente em se tratando de vinho branco a transparência a limpidez e a cor desse vinho. O segundo passo a gente vai para análise olfativa, e aí já descreve os aromas e esses aromas estão relacionados aoterroar ao local onde essa uva cultivada e ao modo como a vinificação é conduzida”. Disse o Enólogo Antonio Mendes.

A empresária Jane Pizzato do ramo que veio do sul do país região referência em produção de vinho artesanal, veja o que ela diz do vinho artesanal produzido no São Francisco “é um tem bastante persistência e isso é só o primeiro a experiência dele eu tenho certeza que vamos ter um grande Sauvignon Blanc nessa região Vale do São Francisco”.

O Vale do São Francisco conta com cerca de 400 hectares de vinhedos que produzem aproximadamente 4 milhões de litros de vinhos finos tranquilo e espumantes por ano. É atualmente a segunda maior região produtora de vinhos Finos do Brasil representando 15% do Mercado Nacional atrás apenas do Rio Grande do Sul, sendo que atividade emprega direta e indiretamente aproximadamente 30.000 mil pessoas.  
O mercado de vinhos e espumantes no Brasil sommeliers Figueiredo conhece bem afinal são 35 anos no ramo uma produção de vinho artesanal não é competir com grandes produtores, mas oferecer aos consumidores uma bebida única com sabor e aroma mais sofisticado “o nascimento de um filho talvez... são 30 anos na estrada sonhando para chegar aqui é tudo”. Afirmou emocionado o sommeliers e empresário Figueiredo. 


Reporter Joyce Guirra - G1 Bahia Rural, Programa apresentado 25 de fevereiro de 2018 (Imagens extraídas do vídeo).